Em seu livro “Coroas”, Mirian Goldenberg aborda a temática do envelhecimento feminino com um enfoque sobre o corpo; cabelos brancos, rugas, flacidez, sexualidade, como tudo isto afeta a cabeça da mulher? Ela preocupa-se em situar a representatividade da mulher em nossa cultura a partir de uma realidade biológica, psicológica e social.

          Embasada em suas pesquisas (tanto dirigidas a mulheres quanto a homens), ela nos apresenta relatos que refletem muito daquilo que podemos encontrar nas sessões de psicoterapia no que tange às insatisfações com a imagem corporal. Não é à toa que o Brasil (de acordo com o que afirma o cirurgião plástico Dr Carlos Uebel – PUC/RS) é o segundo lugar no mundo onde mais são realizadas cirurgias plásticas, perdendo apenas para os Estados Unidos.

          Na pergunta: “O que mais atrai você em um homem (uma mulher)?” a resposta mais comum das mulheres foi dizer inteligência e corpo. Para os homens, o que os atrai em mulheres, são beleza, inteligência e corpo. Podemos concluir, para esta questão, que temos em comum a ambos os sexos as respostas inteligência e corpo. Bem, as transformações corporais ocorrem a vida toda; depois da infância, os hormônios da puberdade, os da idade adulta, assim como as alterações hormonais do envelhecimento são responsáveis por nossa transformação biológica.

          Quando uma mulher passa uma vida preocupando-se (inutilmente) em tentar conservar seu corpo jovial, sofre quando surgem as marcas do tempo. Não estou criticando os cuidados com a saúde e nem os procedimentos estéticos possíveis, muito menos os recursos que a medicina propicia àquelas que podem pagá-los, estou me referindo às frustrações e quadros depressivos que observo naquelas mulheres que têm dificuldades em acompanhar e aceitar a proximidade da velhice.

          Mas qual o outro aspecto (segundo a pesquisa) que atrai tanto a homens quanto a mulheres em seus parceiros? “Inteligência”, foi a resposta. Se por um lado algumas pessoas ao envelhecer podem não estar no gozo de plena saúde, teremos, por outro, uma maioria que pode chegar à esta etapa com suas funções mentais preservadas.

          Concluo por dizer que devemos ter para com nossa saúde psíquica tantos cuidados quantos temos com relação ao nosso corpo: sabemos da obrigação de hidratarmo-nos no verão, utilizarmos filtro solar, agasalharmo-nos no frio, comermos de forma saudável, praticarmos atividades físicas… Mas pergunto: quais procedimentos você pratica diariamente e que possam lhe auxiliar na saúde mental influenciando em sua inteligência?

          Uma sessão de psicoterapia é uma decisão inteligente e propícia para avaliarmos sobre que rumo estamos dando às nossas vidas.

 

 

César Augusto – psicólogo

publicado em fevereiro de 2020