Na obra Momentos de Saúde (Série Psicológica de Joanna de Ângelis), encontramos uma bela mensagem de otimismo: “Há sempre Sol brilhando além das nuvens sombrias, e quando ele é colocado no mundo íntimo, nenhuma ameaça de trevas consegue apagar-lhe, ou sequer diminuir-lhe a intensidade da luz. Segue-lhe a claridade e vence o teu dia de insucessos, confiante e tranquilo. ”

          Nosso conhecimento científico permite, hoje, entender que o Sol sempre estará em seu lugar ainda que estejamos sob nuvens chuvosas, de frio ou nebulosas. Tido como um deus, estampado em brasões e bandeiras de muitas nações, o Sol sempre foi carregado de significados. O que a mentora nos propõe com o Astro-Rei em sua mensagem é uma tomada de atitude para o combate às trevas como forma de superação às dificuldades diárias.

          Vamos encontrar na Revista Espírita e nas obras doutrinárias, inúmeras referências à Luz de Deus, descrições de Espíritos sobre esta irradiação luminosa de Amor, ou então em uma passagem do Evangelho (João 1:5) nos assegurando: “A Luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam”.

         Permitam-me o trocadilho: Joanna de Ângelis nos deixa claro sobre o quanto a Luz de Deus (o Sol é Sua criação) nos é benéfica. Vamos trazer aos nossos corações, ao âmago de nosso Ser esta Luz Divina, com orações e com boas atitudes, e ela, por si, nos guiará na senda do crescimento moral.

César Augusto – psicólogo