Duas dicas: o site deve estar cadastrado e o psicólogo autorizado para tal

         Você buscaria um atendimento psicológico online onde poderia ter sua sessão de psicoterapia pelo computador ou smartphone sem precisar sair de casa, sem pegar o trânsito, ter de procurar estacionamento ou andar na chuva? Algumas pessoas diriam que sim, enquanto outras não. É compreensível, vamos encontrar argumentos prós e contras a esta prática tal e qual quando perguntamos a alguém se prefere ler um livro tradicional – impresso em papel – ou então um e-book digital, afinal, são novas possibilidades que a tecnologia nos oferece. Alguém ainda vai buscar uma fita ou um DVD na locadora?  Entendo que em meio a tantas virtualidades, onde se compra à distância, trabalha-se em home office e encontra-se pessoas em aplicativos (dos quais podem surgir amizades ou relacionamentos sérios), a presença e a proximidade que a psicoterapia propicia é a maior ferramenta para sua eficácia.

          Psicoterapia online não é novidade pois desde novembro de 2017 o Conselho Federal de Psicologia já regulamentava o atendimento de psicólogos pela internet. Ocorre que logo no início, nos primeiros 15 meses, registrou o pedido para cerca de 30 mil sites, enquanto que em apenas um mês de pandemia (março de 2020) registrou mais de 32 mil novos pedidos!

         Acontece que a pandemia (cá estou novamente colocando esta palavra em mais um texto) mudou drasticamente a vida global; novas profissões surgiram e outras tantas precisaram modificar-se, de tal forma que algumas permanecerão neste novo formato. Então o que escrevo é para dar algumas orientações aos interessados em buscar psicoterapia à distância – termo que me surpreende, pois estando na psicologia há quase três décadas, o que mais gosto é a proximidade, a intimidade que um espaço terapêutico propicia. Poder ficar confidente de tantas histórias, depositário de choros, soluços, expressões de raivas e tantos outros sentimentos que precisam ser harmonizados, isso é psicoterapia… Bah! que saudades de um abraço!

          Mas vamos lá: não confunda psicoterapia – trabalho de um psicólogo com formação em ensino de nível superior- com TERAPIA. Um terapeuta (não os desmerecendo, conheço muitos que trabalham com responsabilidade e dedicação) pode ter um aprendizado específico, seguir a uma tradição ou a um conhecimento intuitivo e não estar habilitado a um trabalho de escuta como o de um psicólogo. Mas se você encontrou um psicólogo em um site na internet e quer o serviço de  psicoterapia online, certifique-se de que ele esteja registrado em seu Conselho Regional e em dia com suas obrigações; os sites dos conselhos têm ferramentas de buscas onde por intermédio de um nome e cidade de localização é possível assegurar-se disso. Agora outra dica fundamental: o site do psicólogo também deve estar registrado e autorizado para esta prática. Isso é muito importante pois significa que cuidados éticos de sigilo e da qualidade do atendimento estão sendo fiscalizados pelos órgãos aos quais o psicólogo se subordina e você não estará correndo o risco de expor sua vida a alguém que – em se passando por psicólogo na internet- poderá, de forma criminosa, utilizar o conteúdo da sessão para chantagens e extorsões. Mas isso também é facilmente identificado em pesquisa no site do CRP, além do que, os psicólogos que trabalham de acordo com estas normas fazem questão de divulgar tal registro em seu site.

         Por fim, considere sempre todas as dicas que você já ouviu sobre cuidados necessários ao utilizar serviços da internet e siga-as se optar por psicoterapia online. Agora, cá entre nós… estar frente a frente com um psicólogo em seu consultório, saber ser percebido em sua respiração, tremores, rosto ruborizado, forma de sentar-se, ter o olhar desviado para o relógio ou mareado para a caixa de lenços, evocam sentimentos únicos e que fazem parte do processo de melhoras.

          A pandemia vai passar, vamos fazer a parte que cabe a cada um de nós. 

 

César Augusto – psicólogo

*  publicado em abril 2021