No quinto capítulo da obra Triunfo Pessoal da Série Psicológica de Joanna de Ângelis, encontraremos sob o título Enfrentamentos um belo convite (e ao mesmo tempo uma lição) para nosso crescimento pessoal. Joanna leva-nos a pensar de que aquele que se propõe a atingir a maturidade psicológica somente a encontrará ante os desafios da transformação pessoal; incita-nos, também, a enfrentarmos alguns fantasmas interiores: medo, ansiedade, insatisfação, insegurança…

          Fica a lição de que sempre é mais fácil criticarmos os problemas quando os identificamos nos outros, nas situações externas, como se pudéssemos apontar “lá fora”, longe de nós, tudo o que definíssemos como algo de ruim e que nos prejudica. Nas palavras da autora: “Escamoteando-se os tormentos internos sob alegações não justificáveis, sugerem a paisagem humana como responsável por eles, quando se deveria assumir a coragem de responder pela sua existência originada nas experiências infelizes.”

          É no chamamento ao enfrentamento a estas mazelas – que são nossas – que reside a oportunidade de bem aproveitarmos esta encarnação buscando tornarmo-nos verdadeiros homens de bem, segundo a definição doutrinária. Cada vez que dispendermos tempo para cuidarmos de nossos problemas, faremos, inicialmente, um bem a nós mesmos, o qual será percebido por nossos familiares e por aqueles com os quais convivemos. O mundo começará ficará melhor.

César Augusto – psicólogo