Sim, e dura, e não há novidade alguma no título. Todavia, há duas ferramentas ao nosso alcance que podem ser fundamentais a uma transformação para melhor: compromisso e responsabilidade. Mas quero iniciar por chamar a atenção de que estes fatores começam em uma relação pessoal, (consigo mesmo) ou seja, não posso negligenciar-me, tenho de ser comprometido e responsável primeiramente comigo! Parece duro afirmar isso, mas quando postergamos aquela atividade física, a reeducação alimentar, quando deixamos para depois o que não dá mais para adiar, estamos sendo irresponsáveis, e não é preciso dizer sobre quem pagará a conta.

         No livro “A trilha menos percorrida”, M. Scott Peck aponta para o erro daquele que pensa que a vida é fácil, diz: “A maioria não consegue enxergar a verdade de que a vida é difícil. Em vez disso, queixa-se de forma mais ou menos incessante, barulhenta ou sutil, da enormidade de seus problemas, suas obrigações e suas dificuldades, como se a vida fosse geralmente fácil, como se devesse ser fácil”. É difícil acordar cedo para os compromissos diários, deixar de lado desejos e vontades, assim como suportar certas relações de trabalho ou entre familiares… tudo isso nos desgasta e pode nos levar ao adoecimento.

          Ao tomarmos consciência sobre o quanto nos é exigido para termos, no mínimo, uma vida digna, perceberemos que lamúrias não resolverão nossos problemas e que o uso correto da disciplina é o que poderá trilhar nosso caminho. E é sobre sua importância que vamos encontrá-la exemplificada na filosofia, nas religiões, enfim, na Literatura Universal; O grande imperador Marco Aurélio era conhecido por sua sabedoria, justiça e benevolência e acreditava firmemente na importância da disciplina e do autocontrole; O Budismo nos ensina pelas quatro nobres verdades que para atingirmos o estado de iluminação é preciso meditação e disciplina, ao passo que ser ordeiro e disciplinado faz parte dos preceitos de muitas religiões e de tradições orientais, da prática de esportes, da execução de músicas, de tudo! E como avaliamos nossa disciplina?

         Ela não é tão somente obediência a chefes e a regras, uma das definições encontradas nos diz que ela também é responsável pelo bem-estar do indivíduo. Ora, se nos proporciona qualidade de vida, qual a dificuldade em a colocarmos em prática? Diz ainda Peck: “Sem disciplina, não podemos resolver nada. Somente com alguma disciplina é que podemos resolver alguns problemas. Com total disciplina, podemos resolver todos os problemas”.  Você conhece alguém que, sem disciplina, conseguiu manter-se no emprego, concluir seus estudos ou parar de fumar?

         Digite em um buscador o termo “frases sobre disciplina” e verá aparecer uma infinidade de citações, em variadas épocas, religiões ou culturas, mas todas ressaltarão sobre a importância da disciplina e sobre o quanto diferencia-se para melhor alguém que é disciplinado. “Disciplina é liberdade. Compaixão é fortaleza. Ter bondade é ter coragem.” (Renato Russo) – “A disciplina é a mãe do sucesso.” (Ésquilo) – “A disciplina é a vitória da razão sobre a preguiça.” (Flavio Gikovate) – “A disciplina é a ponte entre os objetivos e as concretizações.” (Santa Madre Teresa de Calcutá)… e muito mais.

         E, no contexto deste artigo, dou minha frase: “Discipline-se, e a vida tornar-se-á menos difícil”.

César Augusto – psicólogo

Artigo publicado em agosto de 2023